A procura de um ruivo perfeito

15:18


Vamos falar a verdade né, cabelo ruivo é lindo ! Não importa se é tingido ou natural, de qual quer jeito é lindo. Paula Buzzo já foi ruiva, pois atualmente ela está morena ( e linda ! ) mas no seu blog, o Não Provoque, ela já deu várias dicas sobre ruivos. Selecionei algumas perguntinha e resposta sobre cabelos ruivos da Paula, e vou mostar agora :) 

♥ Tenho cabelo castanho, posso ficar ruiva?
Pode, claro! Mas tem que ir com calma. Se você quiser um resultado rápido terá que descolorir o cabelo e cada fio reage de um jeito, mas a descoloração é um processo muito agressivo e você tem que estar ciente de que o cabelo vai precisar de muitos cuidados. O melhor jeito, na minha opinião, é ir clareando aos poucos o tom do cabelo com tinta mesmo. Converse com um cabeleireiro de confiança.

♥ Preciso descolorir o cabelo para ficar ruiva?
Se o seu cabelo não for loiro e você quiser um resultado legal na primeira aplicação de tinta, sim. Mas como respondi na pergunta acima, pense com carinho. A descoloração vai deixar o seu cabelo mais fraco e ressecado e ele vai precisar de cuidados que você não tinha antes. Mas sim, é necessário clarear o cabelo, senão você não vai atingir a cor desejada.

♥ Como fazer para manter a cor entre os retoques?
Tonalizante misturado com creme para hidratação. Hidrata o cabelo e retoca a cor! Meu favorito é o Conhaque do C. Kamura ou o Mix 0/43 da Wella Color Perfect. É só misturar um pouco com creme branco comum (até ficar uma gosma laranja, hehehe) e passar no cabelo, deixe uns 30 minutos e lave.

♥ Quais produtos usar no cabelo tingido?
Depende do seu cabelo, né? No meu caso continuei usando os mesmo produtos que já usava quando era loira, só troquei de linha. Antes eu usava a linha L’Oréal Elseve rosa, depois mudei para a vermelha (que é para cabelos tingidos). Não uso nada muito específico no meu cabelo não, só um protetor térmico da Kérastase da linha Chroma Termique que também é para cabelos tingidos.

♥ De quanto em quanto tempo precisa retocar?
Mais uma vez, depende de você. Eu não me importo de ficar com a cor desbotada e a raiz grande, o que eu realmente dou valor é a saúde dos fios. Para mim não faz sentido pintar o cabelo de 15 em 15 dias, ficar com a cor sempre em dia, mas o fio ressecado. Por isso eu dou um bom tempo para o cabelo não sofrer tanto com as químicas. Normalmente espero entre 40 e 50 dias para tingir novamente.

♥ Preciso pintar a sobrancelha?
Muita gente implica com quem tinge o cabelo de ruivo e continua com a sobrancelha escura. Sinceramente? Eu não acho necessário. Se você quiser fazer, fica bonito, mas eu prefiro deixar ela na cor natural, já que normalmente deixo a raiz crescer um pouco também. As pessoas vão olhar e claramente entender que não sou ruiva natural, mas qual é o problema nisso? Somos livres para fazer o que quisermos com nosso cabelo, se eu quiser pintar de verde o problema é meu, né? A mesma coisa com a sobrancelha. Só tingi uma duas vezes, como eu tenho franja ela também não aparece tanto, mas não acho feio quem não tinge.

♥ Qual tinta devo usar?
Cada cabelo reage de um jeito, mas tenha em mente que hoje em dia não existe nenhum tonalizante de marca nacional que chegue nesse tom de ruivo natural. Você vai precisar usar tintas de verdade e normalmente misturar tons diferentes para alcançar esse resultado. Várias marcas tem tons legais, como Keune, Itely, Wella, Alfaparf… aqui no blog na tag Ruivosvocê encontra todas as tintas que eu já usei. Mas não tem jeito, tem que testar para conseguir chegar na mistura que você considera ideal para você.

♥ Tingir em casa ou no salão?
Eu faço tudo em casa, mas vai de você. Se você não se sente confortável em fazer isso em casa, não pense duas vezes antes de procurar um profissional de confiança. Na primeira vez eu recomendo que você vá ao salão, principalmente se precisar descolorir. Depois você pode tentar fazer sozinha. Eu aprendi assistindo esse vídeo aqui.

♥ Cabelos ruivos combinam com a minha pele?
Combinam sim! A cor que combina que a sua pele é aquela cor que vai te deixar feliz, que vai te fazer se sentir bonita. Acho uma besteira enorme esse negócio de “não sou branquinha como você, não ficaria legal em mim”. Claro que ficaria, gente. Se desprendam dessas regras bestas, a gente tem que usar no cabelo a cor que vai nos deixar feliz. De qualquer forma, existem milhares de tons de ruivo e com certeza você vai encontrar um que seja ideal para você.

♥ Tingi o cabelo de ruivo mas ficou muito vermelho, como faço para conseguir o tom certo?
Calma! Nada de sair descolorindo o cabelo ou passando outras tintas por cima. Deixei seu cabelo respirar um pouco, hidrate, cuide dele para receber mais químicas em breve. Uma coisa boa (e ruim) é que o cabelo ruivo VAI DESBOTAR. Sério, não tem motivo para desespero. Se ficou vermelho pode ter certeza que na maioria dos casos assim que desbotar vai puxar para um tom mais natural. Espere desbotar bastante e passe um tinta loira/cobre por cima. Isso é importante, se você quer ficar ruiva natural fuja de todas as tintas “vermelhas”. O ruivo natural é nada mais, nada menos, do que um loiro acobreado. Você tem que procurar tinturas nessas tonalidades. NUNCA vermelho, cereja, etc. Ok?

De qualquer forma, nesse caso de passar um tinta que ficou muito vermelha, vale a pena tentar um processo de retirar a tinta com DekapColor, como explicado nesse vídeo da Kah, do blog “E aí, beleza?”.

♥ Existe algum tonalizante ou tinta barata para chegar nessa cor?
No Brasil não. Tem um tonalizante bem legal da L’Oreal mas não vende aqui, é o 8RB, já falei dele aqui no blog. Ele só vai funcionar para ruivas que querem retocar e manter a cor, não para quem ter o cabelo escuro e quer chegar nesse tom, ok? Se você for loira natural um tonalizante desse tipo pode funcionar muito bem. A que eu usei foi comprada em NY, mas dá para comprar no Ebay/Amazon e mandar entregar aqui sem problemas.

♥ Meu cabelo não segura a tinta, desbota muito rápido. É normal?
Sim, muito normal. O ruivo é a cor que mais desbota depois das cores fantasia, ou seja… Não se preocupe, é normal que ele desbote muito no começo, do tipo “fiquei loira na primeira lavagem”. O meu cabelo demorou pelo menos uns seis meses para começar a segurar melhor a tinta, e os tons acobreados costumam pedir esse tempo mesmo para fixar. É um processo cansativo e que exige paciência. Em alguns casos, dependendo do tipo do seu fio e da tinta usada, você pode ter menos ou mais problemas com isso, como sempre, depende do seu cabelo. Mas o comum é que ele desbote muito no começo.

♥ Tenho o cabelo virgem, posso pintar?
Claro que pode! Mas tenha muita certeza de que quer realmente fazer isso, afinal um cabelo tingido nunca vai ter o brilho e beleza de um cabelo virgem, né? Dá para chegar bem perto, mas nunca vai ficar 100% como era antes. Se o cabelo for escuro você terá que descolorir e esse é um processo que eu recomendo fazer no salão.

♥ Tenho o cabelo oleoso e lavo todos os dias. Posso ficar ruiva?
Pode, mas entenda que seu cabelo vai desbotar muito mais rápido. O meu cabelo eu só retoco com quase 2 meses de pausa pois lavo de 3 em 3 dias. Meu cabelo é cacheado e bem seco, como faço progressiva e mantenho na escova/chapinha eu nem sequer poderia lavar todos os dias, por isso demora muito mais para desbotar.

♥ Tenho química no cabelo, posso pintar?
Depende da química. Algumas não se dão muito bem com tinturas, por isso vá ao salão antes para fazer teste de mecha e ver se seu cabelo aguentaria. Não faça sem testar, sério. Lembrem do que aconteceu com a Bruna (história aqui).

♥ Não encontro tintas ruivas profissionais na minha cidade, como faço?
O Mercado Livre é o seu melhor amigo. Não tem jeito, se não vende na sua cidade não tenha medo de se jogar nas compras online. Pesquise bem a tinta desejada e tente encomendar com algum vendedor que tenha uma boa avaliação. Eu mesma já comprei no ML várias vezes por preguiça de ir até a Ikesaki repor meu estoque de tintas, hahaha.

Essas foram algumas respostas que a Paula falou sobre o seu ruivo, quando ela fez um post sobre isso. Agora, eu selecionei algumas fotos de cabelos ruivos para você que está pensando em ser ruiva ou já é, tirar algumas inspirações :)


Ah e quem não conhece o ruivo da Mariana Ruy Barbosa ? O ruivo mais desejado do Brasil! Realmente, é muito lindo <3


Uau, quanta inspiração ! Deu até vontade de ficar ruiva ... Gostaram? Tem alguma ruiva por aí ? Até logo, beijinhos <3

You Might Also Like

0 recadinhos

E ai ? O que achou da nossa postagem ?